sábado, 9 de março de 2013

Parada extra e super solicitada – para aqueles que não lembram ou não sabem ou ainda para aqueles que ...

Sim, minha tese trabalha com o tema ‘deslocamentos’ – deslocamentos e trânsitos de estudantes brasileiros em Barcelona.








(...) construímos um conceito de que gosto muito, o de desterritorialização. (...) precisamos às vezes inventar uma palavra bárbara para dar conta de uma noção com
pretensão nova. A noção com pretensão nova é que não há território sem um vetor de saída do território, e não há saída do território, ou seja, desterritorialização, sem, ao mesmo tempo, um esforço para se reterritorializar em outra parte. (Gilles Deleuze, em entrevista em vídeo)





As entrevistas foram realizadas em setembro de 2009.

E como se dão estes trânsitos? 
O que contam estes estudantes da sua experiência aqui? 
E como afeta suas identidades? 
Que significa um idioma novo? 
O que significa estar em outra universidade?
Em torno de quais significados, imagens e relações se constrói a identidade destes estudantes?





Porque é necessário/importante pensarmos em uma pedagogia internacional? 



  • Esta tese não está sendo escrita por um único idioma: é uma tese multilíngue.
  • Nesta tese escrevo cartas e não capítulos. Cada carta tem seu destinatário e elementos estéticos que as diferenciam umas das outras. O idioma de cada carta depende do seu destinatário. 
  • Nesta tese trabalho desde uma postura construccionista.
  • É uma investigação narrativa - com base nos referentes da IBA – reflexividade critica - entrevistas criativas - imagens dos estudantes.

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